segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Idéias para ajudar as crianças a aprender e rever músicas





Ajudar as crianças a aprender e a lembrar músicas primárias (lds.org)

crianças cantando
As crianças aprendem uma música ouvindo e cantando repetidas vezes. Sempre cante as palavras de uma nova canção para as crianças - não apenas as leia ou recite. Isso ajuda as crianças a conectar a melodia às palavras. Depois que uma música é ensinada, revise-a de várias maneiras divertidas ao longo do ano. Abaixo estão algumas ideias para ajudar as crianças a aprender e rever músicas:
Criar cartazes: exiba cartazes com as palavras de cada versículo ou figuras que representam as palavras. Enquanto as crianças cantam, cubra algumas das palavras ou imagens até que elas possam cantar o verso inteiro sem o pôster. Você também pode convidar as crianças para ajudá-lo a criar os cartazes.
Demonstre o tom: para ajudar as crianças a aprender a melodia de uma canção, segure sua mão na posição horizontal e, enquanto você canta as palavras, mova a mão para cima para indicar tons mais altos e para baixo, para indicar tons mais baixos.
Eco: Convide as crianças para serem seu eco repetindo o que você canta. Cante para as crianças uma frase curta ou uma linha e, em seguida, faça-as cantar de volta para você.
Use a variação: cante músicas de várias maneiras, como sussurrando, cantarolando, batendo palmas, variando o ritmo ou cantando sentado ou em pé. Você também pode fazer um cubo de papel e, em cada lado do cubo, escrever uma maneira diferente de cantar. Peça a uma criança que role o cubo para decidir como as crianças vão cantar a música.
Cante em grupos: Dê a cada turma ou indivíduo uma frase para cantar em pé, e depois peça-lhes que troquem frases até que cada classe ou indivíduo tenha uma vez cantando cada frase.
Use as ações da mão: Convide as crianças a pensar em ações simples da mão para ajudá-las a lembrar as palavras e mensagens de uma música. Por exemplo, quando você canta o segundo verso de “Meu Pai celestial me tem afeição ”, você pode convidar as crianças a apontar os olhos, agir como borboletas e colocar as mãos atrás das orelhas. Peça-lhes que coloquem suas mãos em seus corações ao cantarem “Sim mostrou que me tem afeição”.
Garotas cantam, garotos cantam: desenhe uma foto de um menino e uma foto de uma menina e cole ou grave as fotos em palitos separados. Ao rever uma música, segure uma das imagens para indicar quem deve cantar essa parte da música.
Lance na cesta: coloque cestas numeradas ou outros recipientes na frente da sala - como muitos recipientes, pois há versos de uma música em particular. Peça a uma das crianças para atirar um saco de feijão ou um pedaço de papel amassado dentro ou próximo a um recipiente numerado. Peça às crianças que cantem o verso com o mesmo número do recipiente.
Combine uma imagem com uma frase: escreva cada linha de uma música em um pedaço de papel diferente e encontre uma imagem que represente cada linha. Coloque as fotos em um lado da sala e os papéis do outro lado. Cante a música e peça às crianças que combinem as gravuras com as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário