TODOS SÃO POSSÍVEIS DE USAR COM QUALQUER HINO.
NESTA SELEÇÃO, ESPECIFICAMENTE, É MAIS INTERESSANTE USAR APENAS UM HINO. POSTERIORMENTE FAREI UMA SELEÇÃO DE ATIVIDADES QUE FAÇAM UMA REVISÃO DE TODOS OS HINOS QUE SERÃO USADOS NA APRESENTAÇÃO ANUAL.
APROVEITE!
1. ENCONTRE A NOTA MUSICAL
Faça ou imprima uma nota musical em tamanho médio, aproximadamente de 15x15 centímetros. Se puder cole papel contact ou fita durex larga sobre toda ela para plastificar, isso facilita na hora de grudar e desgrudar, ou use apenas o papel.
Uma criança deve ficar para fora da sala enquanto a líder esconde a nota musical em algum lugar da sala. Quando ela voltar, as crianças começam a cantar o hino baixinho, e a medida que a criança se aproxima do local escondido, as crianças cantam mais alto. (LEMBRA A BRINCADEIRA QUENTE/FRIO)
Segue assim até a criança encontrar a nota musical.
2. ADIVINHA QUEM NÃO ESTÁ CANTANDO?
Uma criança deve ficar para fora da sala enquanto a líder escolhe alguma das crianças para ser aquela que ficará cantando sem emitir som.
Quando a criança voltar para sala todos começam a cantar o hino. O jogo é descobrir qual delas está apenas "fazendo de conta" que está cantando.
Quando descobrir, é escolhida outras duas crianças novamente e segue a brincadeira.
Esta brincadeira as crianças da minha ala amam!!!!
3.CAIXA DE MÚSICA
Forme um círculo com as crianças sentadas nas cadeiras.
Numa caixinha (decorada de preferência) coloque vários papéis com palavras do hino que foi aprendido durante o mês. Exemplo: o hino Sou um filho de Deus, você pode usar...DEUS, PAIS, TERRA, LAR, BONS, LEIS, HABITAR...o importante é que seja apenas uma palavra por papel.
Esta caixinha vai correr de mão em mão, como na brincadeira da batata quente, enquanto a pianista toca o mesmo hino do mês.
A pianista deve parar abruptamente, e a criança que estiver com a caixinha na mão retira um papel de dentro, lê a palavra e canta o pequeno trecho em que se localiza a palavra. Exemplo: retirou a palavra BONS, ela deve cantar ..."e pais tão bons pra mim"...
Então a brincadeira segue até o tempo permitir.
ESTA CAIXINHA PODE SER GUARDADA E USADA TODAS AS VEZES QUE QUISER REVISAR OU REFORÇAR UM HINO, APENAS TROCANDO AS PALAVRAS DE DENTRO.
idéia para decorar a caixa...essa é de: NOSSA VIDA COM ALICE
4. JOGO DO CHAPÉU
Em uma caixa coloque palavras do hino que está ensaiando no mês, assim como a atividade anterior.
A líder escolhe uma criança para colocar o chapéu e escolher uma das palavras que estão na caixa, mas ela não pode ver qual é a palavra. Esta palavra será colada no chapéu para que todos possam ler, mas não devem contar qual é a palavra. Nesse momento as crianças que não sabem ler devem ser ajudadas.
Começam a cantar o hino com a instrução de não cantar aquela palavra específica que está no chapéu.
A criança que está com o chapéu então, deve descobrir qual é a palavra apenas observando qual eles não estão cantando.
Após descobrir, outra criança é escolhida e segue o jogo até o tempo permitir.
5.BOLA
Com as crianças sentadas nas cadeiras em forma de círculo, ir passando a bola de mão em mão como batata quente, enquanto a pianista toca o hino do mês e as crianças cantam.
Quando a música parar, quem ficar com a bola deve continuar o hino de onde parou.
O TEMPO DE MÚSICA NA PRIMÁRIA DEVE SER DIVERTIDO E AO MESMO TEMPO UM MOMENTO DE APRENDIZADO. <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário